Menu

Biomagnetismo: Artrite Reumatoide



A Artrite Reumatoide é uma doença crônica, inflamatória, cuja principal característica é a inflamação das articulações (juntas), embora outros órgãos também possam ser comprometidos.
A AR é uma doença autoimune, ou seja, é uma condição em que o sistema imunológico, que normalmente defende o nosso corpo de infecções (vírus, bactérias, fungos e parasitas), passa a atacar o próprio organismo (nesse caso, o tecido que envolve as articulações, conhecido como sinóvia). A inflamação persistente das articulações, e se não tratada de forma adequada, pode levar à destruição das juntas, o que ocasiona deformidades e limitações para o trabalho e para as atividades de vida diária. O tratamento adequado e precoce pode prevenir a ocorrência de deformidades e melhorar a qualidade de vida de quem tem a doença.
O quadro clínico mais visto é caracterizado por artrite nos dois lados do corpo, principalmente nas mãos, nos punhos e pés, que vai evoluindo para articulações maiores e mais centrais como cotovelos, ombros, tornozelos, joelhos e quadris, podendo chegar a se centralizar também na coluna. As mãos são acometidas em quase todos os pacientes.
O tratamento, segundo a própria Sociedade Brasileira de Reumatologia, assim como a doença, é crônico, ou seja, o uso de medicamentos será sempre prolongado, tanto porque na maioria das vezes os efeitos só começam a aparecer muito tempo depois de iniciar o uso, como porque mesmo quando há melhora, existe a necessidade de continuar fazendo uso de remédios para que os sintomas não voltem.
Para o Biomagnetismo existe a Artrite Reumatoide em si, e a Artrite Reumatoide Falsa, que seria uma condição em que o quadro clínico é igual, mas não há a doença verdadeiramente. Em ambos os casos já existem Pares Biomagnéticos específicos protocolados para a atuação da terapia, com histórico de excelentes resultados, principalmente com relação à sintomatologia dolorosa.
Lembrando que independente desses Pares específicos, é SEMPRE necessário um rastreio (avaliação) completo para que o tratamento não tenha furos.

Regiane Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário